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O Buda não é humano


Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano — mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?

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Ele só faz xixi para você não se sentir constrangido

O Buda é uma mera exibição de ensinamentos, nada que ele apresenta, ou que tenha início, meio ou fim, pode ser próprio dele.

mp3 do podcast.

O buda era um ser humano comum? (vídeo no Canal Tendrel).

O que é “natural” para o budismo? (vídeo no Canal Tendrel).


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Para entender como os seres nas diferentes classes percebem uma mesma coisa de modos diferentes, é preciso reconhecer a união de vacuidade e aparência, livre de parcialidades e extremos. Isto também é necessário para funcionar bem no mundo, e atingir a realização.tendrel

União livre de parcialidades e extremos

Para entender como os seres nas diferentes classes percebem uma mesma coisa de modos diferentes, é preciso reconhecer a união de vacuidade e aparência, livre de parcialidades e extremos. Isto também é necessário para funcionar bem no mundo, e atingir a realização.
O refúgio no darma se forma por interdependência, que exige uma forma de raciocínio diferente do axiomático/por prova. O raciocínio se embasa necessariamente em epistemologia incompleta e circunstancial (como, se a pessoa vai examinar, tudo mais na vida).tendrel

Além de uma dúvida razoável

O refúgio no darma se forma por interdependência, que exige uma forma de raciocínio diferente do axiomático/por prova. O raciocínio se embasa necessariamente em epistemologia incompleta e circunstancial (como, se a pessoa vai examinar, tudo mais na vida).
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Vacuidade e antifilosofia

Qual é mesmo a posição da forma mais sofisticada de filosofia budista, a prasangika madhyamaka, o consequencialismo do caminho do meio. Ela realmente não sustenta uma tese/posição?
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Carma, culpa e purificação

Uma das perguntas mais comuns que se houve é sobre a questão da culpa no budismo, e em termos da purificação de carma. Será que sofrer desnecessariamente purifica carma, ou será que é apenas mais carma negativo?


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